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Projeto PITER-N avança com Campanha de Teste no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno
Entre os dias 25 e 31 de agosto de 2024, a equipe do Projeto PITER-N, do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), realizou uma importante campanha de testes no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Parnamirim, RN. O objetivo foi coletar imagens e dados de voo para avaliar a evolução das técnicas desenvolvidas no âmbito do projeto.
Equipes do CLBI, PITER-N e XMobots |
Essa campanha é parte essencial do processo de avaliação das técnicas, com o propósito de determinar o nível atual de maturidade tecnológica (Technology Readiness Level – TRL). O projeto visa alcançar o TRL 7, estágio em que as técnicas podem ser consideradas prontas para transferência tecnológica, permitindo que empresas transformem essas soluções em produtos aplicáveis em aeronaves tripuladas ou não. A campanha representa, assim, um marco no avanço do Projeto PITER-N, demonstrando o sucesso da tecnologia em desenvolvimento.
Durante essa fase, os dados e imagens coletados foram voltados para a análise de técnicas que utilizam o espectro visível. Em etapas futuras, serão realizados testes com imagens no espectro térmico.
Preparação para o voo do Matrice 600 PRO. |
Para a campanha, foram empregadas três aeronaves: Phantom 4 RTK e Matrice 600 PRO, ambas de asas rotativas, e o Nauru 500C, de asas fixas. A Phantom 4 RTK foi utilizada para gerar um mosaico da região e um modelo digital de elevação, ferramentas cruciais para o processo de avaliação e teste. Com a Matrice 600 PRO, foram realizados voos simulando rotas específicas, com o objetivo de testar a precisão na identificação de coordenadas e a fusão de dados que possibilitam a avaliação da atitude da aeronave. Além disso, o Nauru 500C realizou seu primeiro voo após a recebimento, marcando um marco importante para os testes futuros em aeronaves de asas fixas.
A equipe do PITER-N destacou o apoio fundamental da equipe do CLBI, sem o qual a realização da campanha não teria sido possível.
Texto: Cel Pizani / PITER-N
Revisão: ACS/IEAv
Visita de Representante do Ministério da Defesa ao IEAv impulsiona Inovações Tecnológicas para a Defesa Nacional
Em 28 de agosto de 2024, o Instituto de Estudos Avançados (IEAv) recebeu a visita do Capitão de Mar e Guerra Carlos Weizel de Fontoura Barreto Junior, Coordenador Geral de Defesa Biológica, Química, Radiológica e Nuclear (DBQRN) do Ministério da Defesa (MD). O objetivo da visita foi conhecer o Projeto ERISA-D, que estuda os efeitos da radiação ionizante em sistemas aeroespaciais e de defesa.
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Diretor do IEAv apresenta Instituto ao Coordenador Geral de Defesa Biológica, Química, Radiológica e Nuclear (DBQRN) do Ministério da Defesa (MD). Foto: 2S Eduardo / ACS IEAv |
A visita ressaltou a relevância do IEAv no desenvolvimento de tecnologias que podem fortalecer a defesa do Brasil, especialmente no setor aeroespacial. A cooperação entre o IEAv e o Ministério da Defesa busca fomentar soluções nacionais que ampliem a eficiência e a segurança das Forças Armadas, reduzindo a dependência de aquisições externas e promovendo a interoperabilidade com padrões globais de defesa.
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Capitão de Mar e Guerra Weizel conhece as instalações do Laboratório de Radiação Ionizante do IEAv. Foto: 2S Eduardo |
Segundo o CMG Weizel, "o objetivo estabelecido para a Visita Técnica ao Instituto de Estudos Avançados (IEAv)/FAB foi plenamente alcançado, não só pela compreensão ampla do projeto ERISA-D, bem como pela identificação de outras capacidades do IEAv passíveis de serem integradas à Defesa Biológica, Nuclear, Química e Radiológica das Forças Singulares, provendo significativo incremento de eficiência e efetividade das ações com elevado grau de proteção da força envolvida."
O Capitão de Mar e Guerra também destacou a importância de integrar as soluções tecnológicas desenvolvidas nas Organizações Militares de Ciência e Tecnologia (OM de C&T) com as demandas do setor operativo, potencializando suas aplicações e garantindo maior independência tecnológica para o Brasil.
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Equipe de servidores e militares do IEAv recebem visita técnica ao Projeto ERISA-D. Foto: 2S Eduardo / ACS IEAv |
O Projeto ERISA-D tem potencial para impactar diretamente a segurança aeroespacial do país, ao desenvolver tecnologias capazes de proteger tripulações e sistemas contra os efeitos nocivos da radiação ionizante. Essa iniciativa, além de fortalecer as capacidades nacionais de defesa, contribui para o avanço do Brasil na criação de soluções estratégicas voltadas à proteção de suas operações aeroespaciais e de defesa, assegurando maior autonomia e segurança em ambientes desafiadores.
IEAv e Orbital Engenharia firmam parceria para o avanço da tecnologia hipersônica no Brasil
No dia 16 de setembro de 2024, o Instituto de Estudos Avançados (IEAv), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), e a Orbital Engenharia firmaram um acordo de parceria que promete impulsionar o desenvolvimento da tecnologia de propulsão hipersônica no Brasil. A colaboração visa a execução de projetos de pesquisa científica e tecnológica, com foco no inovador SISCRAMJET – um Sistema de Controle Eletrônico de Injeção de Combustível para motores hipersônicos aspirados, que poderá transformar o cenário da propulsão no país.
Diretor do IEAv, Cel Av Charlon Goes Cunha e o CEO da Orbital Engenharia, Célio Costa Vaz assinam acordo de parceria como parte do Projeto Propulsão Hipersônica 14-X. Foto: S1 Peterson / ACS IEAv |
O acordo foi celebrado como parte do Projeto Propulsão Hipersônica 14-X, uma iniciativa estratégica que busca dominar a tecnologia de voo hipersônico. Para o IEAv, esse é mais um marco em sua missão de desenvolver tecnologias que fortalecem o poder aeroespacial brasileiro, enquanto para a Orbital Engenharia, é uma oportunidade de aplicar sua expertise em um dos desafios mais complexos da engenharia moderna.
O SISCRAMJET desempenha um papel fundamental na operação eficiente dos motores SCRAMJET, uma tecnologia de propulsão hipersônica que permite alcançar velocidades extremamente altas, cruciais para missões de acesso ao espaço. Um dos grandes desafios enfrentados pela equipe é controlar com precisão a injeção de combustível em um ambiente onde os gases queimam em velocidades supersônicas. "É como manter uma vela acesa dentro de um furacão", explica o Gerente do Projeto PROPHIPER 14-X, Ten Cel Av Lucas Galembeck, destacando a dificuldade de equilibrar o fluxo de oxigênio e combustível em tais condições extremas. A parceria entre o IEAv e a Orbital Engenharia garantirá que as soluções criadas para o SISCRAMJET sejam testadas em um ambiente controlado antes de serem aplicadas em voos reais, que são caros e demorados.
Diretor do IEAv, Cel Av Charlon Goes Cunha e o CEO da Orbital Engenharia celebram uma nova era de cooperação público-privada no Brasil. Foto: S1 Peterson / ACS IEAv |
A assinatura deste acordo é um exemplo do sucesso da colaboração entre instituições públicas e privadas no Brasil, com o objetivo de superar os desafios de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Segundo o CEO da Orbital Engenharia, Célio Costa Vaz, “O IEAv e a Orbital Engenharia já possuem um histórico de cooperação, e este novo acordo fortalece ainda mais nossa parceria, permitindo o uso de recursos da Subvenção Econômica da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) para inovação na Base Industrial de Defesa.”
Para o Diretor do IEAv, Cel Av Charlon Goes Cunha, esse acordo ressalta “o compromisso do DCTA em desempenhar um papel fundamental no avanço da pesquisa, inovação e crescimento tecnológico”. Ele destacou que, no ano em que o Marechal Casimiro Montenegro completa 120 anos, o DCTA mostra que mantém ativo o DNA da inovação, aperfeiçoando a aplicação no Brasil do modelo internacional de sucesso da tríplice hélice, que envolve Governo, Academia e Indústria trabalhando juntos para superar desafios tecnológicos e garantir maior competitividade para a indústria nacional, com subsequentes benefícios socioeconômicos para o povo brasileiro.
A aprovação deste acordo de parceria foi resultado de um esforço conjunto do DCTA, IEAv e Orbital Engenharia, alicerçados pela assessoria da Consultoria Jurídica da União de São José dos Campos (CJUSJC), representada pelo Dr. Carlos Freire Longato.
Diretor do IEAv, CEO da Orbital Engenharia, representante da CJU/SJC e membros do efetivo do IEAv celebram a assinatura do acordo de parceria para o desenvolvimento da tecnologia hipersônica no Brasil. Foto: S1 Peterson / ACS IEAv |
Com esse acordo, o IEAv e a Orbital Engenharia caminham juntos para consolidar o Brasil como um dos protagonistas no desenvolvimento de tecnologias hipersônicas. Essa conquista não apenas reforça a capacidade tecnológica nacional, mas também insere o Brasil no seleto grupo de nações que buscam dominar a tecnologia hipersônica, uma inovação estratégica que representa um diferencial competitivo para a indústria aeroespacial nacional, trazendo benefícios socioeconômicos para o povo brasileiro.
SCTI - Simpósio de Ciência e Tecnologia do IEAv 2024
O Instituto de Estudos Avançados (IEAv) tem o prazer de convidar todos os interessados para o Simpósio de Ciência e Tecnologia do IEAv (SCTI), que será realizado no dia 15 de agosto de 2024 (quinta-feira), das 9h às 12h, no Auditório do IEAv.
Neste evento, serão apresentados os trabalhos de Iniciação Científica financiados pelo CNPq. É uma excelente oportunidade para conhecer as pesquisas em andamento, fomentar a troca de conhecimentos e fortalecer a colaboração entre os membros da comunidade científica.
Linhas de Atuação IEAv
INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS
LINHAS DE ATUAÇÃO
EAH - Aerotermodinâmica e Hipersônica
Pesquisa em veículos hipersônicos e propulsão hipersônica aspirada baseada em combustão supersônica (SCRAMJET), incluindo as etapas de concepção, desenvolvimento, projeto e fabricação dos Demonstradores Tecnológicos, bem como a demonstração, através de ensaio em voo, da capacidade de realizar um voo hipersônico aspirado (motor SCRAMJET), controlado, em regime de cruzeiro, na estratosfera (cerca de 30km de altitude e Mach 10). OSTENSIVO
Com o auxílio do PG-CTE, diversas linhas acadêmicas são desenvolvidas em parceria com o ITA em benefício do Programa Hipersônico Brasileiro. Dentre as principais atividades acadêmicas associadas com o programa encontram-se
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A modelagem matemática e computacional de fenômenos nas áreas de propulsão nuclear, geração de energia por meio de reações nucleares,
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A modelagem matemática e computacional de fenômenos na área de hipersônica;
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O desenvolvimento de dispositivos,
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Desenvolvimento e caracterização de métodos de medidas intrusivas e não intrusivas.
Do ponto de vista acadêmico, diversas contribuições associadas às atividades citadas foram produzidas e publicadas em revistas de destaque internacional e nos principais eventos internacionais e nacionais, evidenciando a qualidade metodológica dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do programa. A participação das instituições associadas (IAE, IEAv e ITA) no programa de pós permite que as pesquisas e os trabalhos acadêmicos aconteçam de maneira sinérgica, sem comprometer informações sensíveis dos projetos, mas trazendo ferramentas, análises e respostas que são utilizadas em benefício dos projetos desenvolvidos nos Institutos parceiros ao mesmo tempo em que capacita novos recursos humanos com o que há de mais moderno na pesquisa. Desde 2013 até a presente data foram formados na área 55 mestres e 8 doutores, sendo que muitos desses alunos contribuíram e ainda contribuem para o desenvolvimento de tecnologias e de modelos (ensaio experimental e computacional), bem como na criação de patentes e desenvolvimento de empresas (ex.: startups).
ASA - Ambiente de Simulação Aeroespacial
O Ambiente de Simulação Aeroespacial (ASA) surgiu na Força Aérea Brasileira (FAB) diante da necessidade de dotar seus decisores com ferramentas de apoio à decisão, por meio das quais seja possível antever resultados de cenários operacionais utilizando simulações de tempo acelerado e Inteligência Artificial (IA). Esse tipo de ferramental é usualmente empregado nos contextos militares com propósitos de: selecionar cursos de ação, desenvolver táticas e doutrinas de emprego, adestrar decisores em jogos de guerra, avaliar novas aquisições e desenvolver novas tecnologias (ex. drones não tripulados governados por IA). Assim, o ASA foi desenvolvido como um framework nacional de simulação, ou seja, uma estrutura de software capaz de fornecer uma base para a criação, configuração, execução e análise de modelos e simulações por meio de um serviço web (online).
O ASA pode ser utilizado por outros desenvolvedores para criar funcionalidades destinadas a diferentes tipos de usuários finais, assim como para pesquisa e desenvolvimento, como uma plataforma de testes de algoritmos de IA e modelos.
Atualmente, no 1º semestre de 2024, está em o curso uma disciplina na pós-graduação do ITA, a TE-276 - Introdução à Modelagem e Simulação de Defesa, como uma maneira de disseminar o conhecimento adquirido no desenvolvimento do Projeto ASA e promover o uso do ferramental disponibilizado.
PITER-N - Processamento de Imagens em Tempo Real para Navegação Aérea Autônoma Noturna com Utilização de Alto Desempenho
Este é um projeto de pesquisa para desenvolver tecnologia para navegação aérea autônoma em ambiente noturno, pois, atualmente, a indústria aeroespacial visa a aumentar a automação de voos, onde o uso dual pode ser aplicado, seja em aplicações civis e militares. Portanto, o voo de uma aeronave autônoma precisa ser resiliente a um ambiente degradado pelo GNSS. A fase de desenvolvimento é realizada por pesquisas desenvolvidas sob a coordenação do IEAv, mas com foco no desenvolvimento de um demonstrador de conceito de navegação robusto e compatível com o modelo estado-da-arte, ao ponto de ser um modelo substitutivo ou redundante. Os algoritmos e técnicas desenvolvidos neste projeto serão testados e validados em testes com dados em cenários reais, com processamento em tempo real baseado em visão computacional para a estimação de posição da aeronave sem a utilização de sistema GNSS.
Este projeto tem por objetivo desenvolver um demonstrador de conceito de tecnologia para navegação aérea autônoma em período noturno baseada em imagens. Para atingir este objetivo, torna-se necessário estimar a posição sobrevoada por uma aeronave em período noturno com base em imagens, desenvolver técnicas de alto desempenho computacional para processamento de imagens em tempo real e verdades de campo com adequada precisão geodésica para validação do demonstrador de conceito.
IFO - Unidade de Medição Inercial a Fibra Óptica
Unidades de Medição Inercial (UMIs) tem a função de fornecer dados para a determinação de trajetória e atitude do corpo ao qual estão fixadas, sem a utilização, ou com utilização restrita, de informações externas, como sinais de GPS, encontrando diversas aplicações civis e militares, com variado grau de precisão a depender do tempo de navegação estimada (dead-reckoning) necessário para o cumprimento da missão. Entre os exemplos de aplicação destaca-se o uso de UMIs em diversos vetores, tripulados ou não, como na navegação de aeronaves, navios e submarinos; no posicionamento e apontamento de satélites; na estabilização de plataformas de tiro, de monitoramento e de apontamento de alvos; na navegação autônoma de foguetes, mísseis, drones, carros, ônibus, tratores, robôs, perfuratrizes e plataformas marítimas de prospecção de petróleo.
O Projeto IFO visa realizar o desenvolvimento de uma UMI a Fibra Óptica (IFO), com eletrônica de processamento e condicionamento de sinais, que seja capaz de fornecer informações de velocidade de rotação e aceleração em três eixos ortogonais do veículo a que a unidade esteja fixada.
A UMI, é composta por sensores inerciais (três acelerômetros e três giroscópios) e circuitos eletrônicos de processamento e condicionamento de sinais e comunicação. Os sinais fornecidos pela UMI são processados por um computador de bordo com algoritmo de navegação, o qual fornece dados de atitude e trajetória. O escopo do presente projeto é a elevação de desempenho dos sensores inerciais (GFOs e AOMs) e o desenvolvimento de uma UMI a fibra óptica (IFO), com tecnologia nacional.
CSIO - Calibração de Sensores Imageadores Orbitais e Aerotransportados
O Projeto Calibração de Sensores Imageadores Orbitais e Aerotranportados - CSIO tem por objetivo prover os meios necessários para a realização da calibração radiométrica, em campo, de sensores imageadores de sensoriamento remoto óptico, de alta resolução espacial, seja em plataformas orbitais (como as do Sistema Carponis) ou Aerotransportadas. Para atingir este objetivo é necessário: o apoio de um laboratório com capacidade de realizar medições espectrorradiométricas, ou seja, medições de assinaturas espectrais; a construção de um sítio de calibração radiométrica composto superfícies de referência para desenvolver os procedimentos de calibração radiométrica de Sensoriamento Remoto Óptico - SRO, que possuam visadas ao nadir e/ou oblíqua; e desenvolver metodologia de calibração. Por fim, dependendo da disponibilidade de sistemas de SRO, realizar a calibração radiométrica. O desenvolvimento do CSIO elevará a capacidade operacional da FAB nas mais diversas aplicações que envolvem sensores remotos eletro-ópticos, uma vez que se espera ter maior garantia da precisão dos dados coletados, tanto em laboratório quanto em campo. Além disso, o Projeto deverá qualificar e capacitar recursos humanos, RH, em áreas estratégicas do setor espacial, visando formar RH e aumentar a competência dos envolvidos no projeto em calibração de SROs. Este projeto de Ciência, Tecnologia e Inovação está alinhado com estas diretrizes emanadas do Ministério da Defesa, do COMAER, do DCTA e do próprio IEAv, pois visa prover os subsídios necessários para atender aos objetivos do PESE, cujo conjunto de metas propostas e projeção de produtos intenciona atender as demandas da FAB e da sociedade como um todo.
ERISA-D - Efeitos Nocivos das Radiações Ionizantes em Tripulações, Sistemas Aeroespaciais e Defesa
A radiação ionizante está presente em diferentes ambientes de atuação da Força Aérea Brasileira, causando danos diversos aos sistemas que nele operem. O projeto ERISA-D visa a investigar esses efeitos e propor medidas de mitigação dos danos e minimização de riscos para garantir a eficiência no cumprimento da missão. Além dos evidentes riscos existentes nas atividades nucleares (sejam elas para fins pacíficos ou não), a radiação de origem natural (radiação cósmica) também é um motivo de preocupação para todos os atores que queiram explorar o espaço e até mesmo desbravar altitudes de voo mais elevadas na atmosfera, fazendo com que dominar o assunto seja uma questão estratégica e de interesse nacional. Por isso, os danos causados pela radiação precisam ser conhecidos e dominados nacionalmente para prover proteção aos sistemas aeroespaciais e às tripulações bem como para garantir a soberania nacional. Com essa grandiosa perspectiva em vista, o projeto busca atuar em três eixos principais a fim de atingir o seu objetivo: a caracterização dos ambientes de radiação, o projeto e qualificação de sistemas tolerantes à radiação e a proposição de um sistema de procedimentos e dados para a tomada de decisão em cenários de defesa. Os produtos e conhecimentos gerados são de extrema relevância para a sociedade brasileira, contribuindo para a comunidade científica, as empresas da base industrial de defesa, o programa espacial brasileiro e, certamente, a Força Aérea Brasileira.
FPA-IR - Focal Plane Array-Infrared
Desenvolvimento de Sensores de Infravermelho e Células Solares de Alta Eficiência
Apresentaremos as iniciativas do grupo e os resultados já alcançados no desenvolvimento de sensores de infravermelho por diversas tecnologias, bem como de células solares de junções múltiplas, que são aquelas que detêm o atual recorde de eficiência.
Células solares de Si monocristalino têm um limite de eficiência teórico próximo a 29,5 % com recorde de 26,7 % (sem concentração), ou seja, já bem próximo do limite teórico. Células de junções múltiplas não estão sujeitas a este limite já tendo sido demonstradas células com eficiência de 35,8 % para aplicações espaciais e 38,8 % para aplicações terrestres, sem concentração. Para aplicações terrestres com concentração, 47,1 % já foi atingido. Estamos trabalhando nas células de junções múltiplas, tendo o foco atual na aplicação espacial.
Os fotodetectores de infravermelho, em função de suas aplicações militares, são difíceis de serem adquiridos no mercado internacional apesar das inúmeras aplicações civis, daí a necessidade de se desenvolver essa tecnologia no país. O grupo já trabalhou com o desenvolvimento de sensores de infravermelho a poços quânticos e a pontos quânticos, ambos gerados por crescimento epitaxial, e vem, ultimamente, trabalhando fotodiodos de InGaAs e sensores de infravermelho a pontos quânticos coloidais (gerados em solução aquosa). Este último tipo visa a geração de dispositivos de baixo custo.
PEmSE - Planejamento para Emprego de Sistemas Espaciais
O emprego de satélites em diversos cenários de atuação vem se consolidando como uma realidade e norteado as pesquisas aplicadas dentro deste contexto, dado o enorme potencial de expansão para novos papéis, tanto no âmbito da Defesa como em aplicações no meio civil. Apoiado no desenvolvimento de metodologias de otimização e computacionais, o projeto PEmSE busca contribuir com essas pesquisas visando auxiliar o processo de tomada de decisão quanto ao planejamento otimizado para a aquisição e o download de dados, considerando múltiplos satélites e múltiplas estações de solo, em um horizonte de planejamento desejado. Para validar a metodologia desenvolvida considera-se cenários que envolvam monitoramento constante para permitir ações de mitigação como em áreas de fronteira e de desmatamento. A expectativa é que o projeto, além de propor um planejamento eficiente para os sistemas espaciais existentes, contribua para identificar áreas de vulnerabilidade e apoiar planejamentos futuros referentes a novas aquisições. Serão apresentados os resultados obtidos até o momento utilizando metodologias de otimização exatas e aproximadas com o uso de heurísticas e metaheurísticas, além das perspectivas futuras, como a possibilidade do uso de técnicas de Inteligência Artificial para contribuir com a pesquisa.
C2 - Comando e Controle a partir da fusão massiva de dados aeroespaciais em alto desempenho computacional
Desde os primórdios da humanidade, a busca por formas mais eficientes de defesa e vigilância tem sido uma constante. Com o avanço da tecnologia, esse objetivo tem sido cada vez mais alcançado através de inovações que revolucionam a maneira como as operações militares são conduzidas. No epicentro dessas inovações está o Projeto C2, um esforço colaborativo que visa integrar técnicas de inteligência artificial nas missões de sensoriamento remoto, inteligência, vigilância e reconhecimento.
O Projeto C2 visa aprimorar nossas habilidades em extrair informações de imagens de satélite ou imagens aéreas de diferentes sensores usando computação de alto desempenho. Em termos simples, isso significa que estamos trabalhando para tornar mais eficiente e rápido o processo de obtenção, processamento e interpretação de dados usando computadores extremamente poderosos. Essa melhoria visa apoiar não apenas o Ministério da Defesa, mas também outras instituições, garantindo que elas possam acessar informações cruciais de maneira ágil nas missões de sensoriamento remoto, inteligência, vigilância e reconhecimento. Tudo isso é possível devido ao desenvolvimento de novos métodos e algoritmos para a extração de informações de interesse. O objetivo final é criar um conjunto de ferramentas robustas que possam ser usadas como base para futuros desenvolvimentos. Isso significa que estamos construindo um kit de ferramentas especializado, projetado para encontrar e processar informações importantes em grandes conjuntos de dados, tudo de forma rápida e eficiente. Essas competências são essenciais para melhorar nossa capacidade de lidar com grandes volumes de dados de sensores variados que o Ministério da Defesa e outras organizações necessitam integrar.
Contatos:
Assessoria de Relações Institucionais (ARI):
Tel - (12) 3947-5314/3947-5598
e-mail -
Assessoria de Comunicação Social (ACS):
Tel - (12) 3947-5360/3947-5374
e-mail –
Site: https://ieav.dcta.mil.br/
OPORTUNIDADE – BOLSAS DE PESQUISA – DTI-A
OPORTUNIDADE – BOLSAS DE PESQUISA – DTI-A
Local: IEAv (São José dos Campos - SP)
O Projeto PITER-N (Processamento de Imagens em Tempo Real para navegação aérea autônoma noturna, com utilização de alto desempenho) disponibilizará Bolsas de Desenvolvimento Tecnológico (DTI-A) para Pesquisadores, com durações diversas.
O candidato poderá participar da seleção das 6 vagas consecutivamente e, em caso se ser escolhido, optar por apenas 1 vaga.
O objetivo do Projeto é “o desenvolvimento de conhecimento e tecnologia para navegação aérea autônoma por imagens termais em período noturno que possa ser uma alternativa ao sistema de navegação por satélites (GNSS)”.
Perfil das vagas:
1)
a. Graduação completa em Engenharia Eletrônica, Mecatrônica, Computação ou área correlata;
b. Conhecimentos em Melhores Práticas de Programação;
c. Conhecimentos em Eletrônica Embarcada;
d. Conhecimento em fusão de dados;
e. Experiência com as linguagens C/C++;
f. Familiarização com Ambiente GIT;
g. Desejável conhecimento em protocolos de comunicação;
h. Desejável conhecimentos em visão computacional;
i. Desejável conhecimento em Alto Desempenho Computacional;
j. Desejável Mestrado ou Doutorado;
k. Desejável boa comunicação interpessoal e relacionamento de trabalho em equipe.
2)
a. Graduação completa em Engenharia Eletrônica, Mecatrônica, Computação ou área correlata;
b. Conhecimentos em Melhores Práticas de Programação;
c. Conhecimentos em Eletrônica Embarcada;
d. Conhecimento em fusão de dados;
e. Experiência com as linguagens C/C++;
f. Familiarização com Ambiente GIT;
g. Desejável conhecimento em protocolos de comunicação;
h. Desejável conhecimentos em visão computacional;
i. Desejável conhecimento em Alto Desempenho Computacional;
j. Desejável Mestrado ou Doutorado;
k. Desejável boa comunicação interpessoal e relacionamento de trabalho em equipe.
3)
a. Graduação completa em Engenharia Eletrônica, Mecatrônica, Computação ou área correlata;
b. Conhecimentos em Melhores Práticas de Programação;
c. Conhecimentos em Eletrônica Embarcada;
d. Conhecimento em Alto Desempenho Computacional;
e. Experiência com as linguagens C/C++;
f. Familiarização com Ambiente GIT;
g. Desejável conhecimento em protocolos de comunicação;
h. Desejável conhecimentos em visão computacional;
i. Desejável Conhecimento em fusão de dados;
j. Desejável Mestrado ou Doutorado;
k. Desejável boa comunicação interpessoal e relacionamento de trabalho em equipe.
4)
a. Graduação completa em Engenharia Eletrônica, Mecatrônica, Computação ou área correlata;
b. Conhecimentos em Melhores Práticas de Programação;
c. Conhecimentos em Eletrônica Embarcada;
d. Conhecimento em Alto Desempenho Computacional;
e. Experiência com as linguagens C/C++;
f. Familiarização com Ambiente GIT;
g. Desejável conhecimento em protocolos de comunicação;
h. Desejável conhecimentos em visão computacional;
i. Desejável Conhecimento em fusão de dados;
j. Desejável Mestrado ou Doutorado;
k. Desejável boa comunicação interpessoal e relacionamento de trabalho em equipe.
5)
a. Graduação completa em Engenharia Eletrônica, Mecatrônica, Computação ou área correlata;
b. Conhecimentos em Melhores Práticas de Programação;
c. Conhecimentos em Eletrônica Embarcada;
d. Conhecimentos em visão computacional;
e. Conhecimento em protocolos de comunicação;
f. Experiência com as linguagens C/C++;
g. Familiarização com Ambiente GIT;
h. Desejável conhecimento em Alto Desempenho Computacional;
i. Desejável Conhecimento em fusão de dados;
j. Desejável Mestrado ou Doutorado;
k. Desejável boa comunicação interpessoal e relacionamento de trabalho em equipe.
6)
a. Graduação completa em Física, Engenharia Eletrônica, Cartográfica ou área correlata;
b. Conhecimentos em Calibração de sensores imageadores;
c. Conhecimentos em metrologia;
d. Familiarização com Ambiente GIT;
e. Desejável conhecimento programação com linguagens C/C++ ou python;
f. Desejável Mestrado ou Doutorado;
g. Desejável boa comunicação interpessoal e relacionamento de trabalho em equipe.
O Processo de Seleção consistirá em análise curricular e entrevistas individuais com os candidatos.
Para candidatar-se, envie o CV e link do CV Lattes para
Link para Edital da Chamada completo em PDF, com todos os detalhes:
SELEÇÃO DE 06 PESQUISADORES N° 05/2024
DATA LIMITE: 20/05/2024
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