Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Aerotermodinâmica e Hipersônica
Início do conteúdo da página

PROJETO PROPHIPER

 

 

O Projeto Estratégico Orçamentário Propulsão Hipersônica 14-X, também denominado PROPHIPER, tem como objetivo demonstrar, por meio de tecnologias desenvolvidas no Brasil, o voo hipersônico autônomo com propulsão aspirada. Para atingir esse objetivo, o projeto está dividido em quatro etapas principais, cada uma focada em diferentes fases dos ensaios em voo dos demonstradores de tecnologia, conforme descrito abaixo:

1. 14-X S: Demonstração em voo da combustão supersônica, fundamental para testar as condições de partida do motor hipersônico em voo.

2. 14-X SP: Demonstração da propulsão hipersônica aspirada em vôo, evidenciando a produção de empuxo utilizando o motor SCRAMJET.

3. 14-X W: Teste dos sistemas de guiamento, navegação e controle (GNC) e o uso de materiais avançados durante um voo planado, sem propulsão, na estratosfera, para garantir a estabilidade e controle do veículo.

4. 14-X WP: Demonstração do voo autônomo com propulsão hipersônica aspirada ativa, integrando todos os sistemas e subsistemas no processo.

 

O Projeto 14-X, desenvolvido pela Força Aérea Brasileira (FAB) e sediado no Instituto de Estudos Avançados (IEAv), está na etapa 2 de desenvolvimento 14-X SP, que consiste na demonstração da propulsão hipersônica aspirada em voo, evidenciando a produção de empuxo utilizando esse tipo de propulsão. O desenvolvimento do motor SCRAMJET (hipersônico aspirado) já demonstrou sucesso com a realização da Operação Cruzeiro, onde o 14-X S, o primeiro demonstrador da tecnologia, foi testado com êxito. O motor foi testado com sucesso, confirmando a viabilidade da tecnologia para futuras aplicações.

 

Assim que o RATO 14-X (Rocket Assisted Take-Off), que foi contratado pela FINEP, estiver disponível, ele será usado para acelerar o 14-X até as condições ideais de ensaio, proporcionando uma plataforma segura e controlada para os testes. Embora o cronograma dependa de variáveis logísticas e do próprio cronograma de desenvolvimento do RATO 14-X (responsabilidade da empresa vencedora), o edital prevê um prazo de 03 anos para que o projeto RATO seja concluído.

 

A equipe está trabalhando com afinco para garantir que todos os objetivos sejam atingidos da melhor forma possível. O cronograma estabelecido reflete as metas que são perseguidas para garantir que os objetivos de pesquisa e desenvolvimento sejam alcançados levando consideração a sua natureza específica, que requer flexibilidade para lidar com os constantes desafios tecnológicos. O desenvolvimento de novas soluções exige testes, ensaios, verificações e revisões, seguindo normas rígidas que garantam a segurança do ensaio em voo, o que consome tempo e recursos financeiros e humanos significativos. O planejamento do projeto segue dentro do esperado, ressaltando-se que a etapa já foi realizada com sucesso em dezembro de 2021 e as próximas etapas continuam em evolução contínua. Com a disponibilidade do foguete acelerador, os demais ensaios poderão ser realizados, trazendo mais avanços tecnológicos para o Brasil.

 

Após a conclusão do Projeto PROPHIPER, a sociedade brasileira poderá usar a tecnologia hipersônica aspirada para desenvolver diversos novos produtos, mas o maior potencial e objetivo atual do PROPHIPER é desenvolver uma maneira mais eficiente, econômica e segura de acesso ao espaço. A utilização desta tecnologia em futuros lançadores de satélites marcaria uma nova era espacial brasileira uma vez que o motor SCRAMJET se utiliza do oxigênio disponível na atmosfera ao contrário do que é feito atualmente onde o foguete precisa carregar o oxidante. Diversas empresas no mundo, em especial startups australianas e americanas, têm se lançado no mercado para desenvolver um produto similar que possa reduzir o custo e a complexidade para o acesso ao espaço.

 

A Força Aérea Brasileira (FAB) e o Instituto de Estudos Avançados (IEAv) acreditam na tecnologia hipersônica aspirada, e vêm envidando esforços para que garantir o domínio desta tecnologia pelo Brasil. O sucesso do projeto até o momento e as robustas parcerias nacionais e internacionais trazem a confiança necessária para que o projeto siga em frente com toda energia. A conclusão do projeto irá garantir a formação de uma massa crítica de especialistas no país e a capacitação de uma indústria aeroespacial nacional competitiva, de forma a assegurar ganhos socioeconômicos para a sociedade brasileira no médio e longo prazo.

 

Atenciosamente,

 

Cap R.1 Mario Sergio Rufino

Chefe da Assessoria de Relações Institucionais – ARI

Instituto de Estudos Avançados - IEAv

 

 

 

 

Fontes:

IEAv / REDE DE PESQUISA PRO-HYPER

Primeiro teste de voo do motor aeronáutico hipersônico 14-X é realizado em Alcântara — Agência Espacial Brasileira

FINEP - MAIS INOVAÇÃO BRASIL - Soberania e Defesa Nacional - Observatório da Indústria

Finep aprova Subvenção recorde para foguete hipersônico construído pelo Brasil: R$ 117 milhões

FINEP - MAIS INOVAÇÃO BRASIL - Soberania e Defesa Nacional - Observatório da Indústria

IEAv realiza workshop do Projeto PROPHIPER e impulsiona o desenvolvimento de veículos hipersônicos - IEAv

 

 

Atualizado em: 10 de setembro de 2025

Fim do conteúdo da página