Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Energia Nuclear
Início do conteúdo da página

À Divisão de Energia Nuclear (ENU) compete realizar pesquisa e desenvolvimento de sistemas núcleo-elétricos compactos geradores de energia para aplicações espaciais e de Defesa, estudos dos efeitos das radiações ionizantes, bem como assessoramento no campo de conhecimento da energia nuclear.

A Divisão de Energia Nuclear possui dois interesses básicos:

  1. A avaliação de microrreatores nucleares com potência elétrica no intervalo de 0,1 a 1000 kW para aplicações terrestres em regiões isoladas ou aplicações espaciais, com confiabilidade e portabilidade elevadas. Para tanto, desenvolve competências em métodos de cálculo de núcleo de reatores nucleares; análise de tipos de combustível e novos materiais em sistemas nucleares, integrado ao enriquecimento isotópico; análise e desenvolvimento de ciclos térmicos (Brayton e Stirling) para conversão de energia térmica em energia elétrica; análise e desenvolvimento de tubos de calor para condução e rejeição passiva de calor; simulação computacional em transporte de partículas aplicadas a outros sistemas nucleares.
  2. A análise e medição de efeitos da radiação espacial na atmosfera terrestre e o estudo da interação e efeitos da radiação ionizante sobre indivíduos, materiais, componentes e sistemas expostos à radiação nas aplicações aeroespaciais são também elementos de destaque e desenvolvimento nessa Divisão.

Principal

Chefe: Maj Av Renato Carvalho Santos Gomes da Silva [lattes] [email]

Adjunto: Dr. Alexandre David Caldeira [lattes] [email]

Secretária:Valéria Maria Nunes Julião [email]

A Divisão de Energia Nuclear (ENU) é composta pela Subdivisão de Engenharia e Física de Reatores (ENU-E) e pela Subdivisão de Aplicações das Radiações (ENU-A).

Fim do conteúdo da página