Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Divisão de Comando, Controle, Comunicação, Computação, Inteligência, Vigilância e Reconhecimento

 

Conforme o próprio nome sugere, a Divisão EC4ISR do IEAv trata de alguns assuntos relacionados ao Comando e Controle (C2), auxiliando na tomada de decisão por parte de um agente humano ou, até mesmo, computacional. Em ambos os casos, áreas de pesquisa como Aprendizado de Máquinas, Ciência de Dados, Deep Learning, Otimização, Visão Computacional, Sensoriamento Remoto, Simulação, Sistemas Embarcados e a precisa Calibração de Caracterização dos sensores utilizados são de grande importância para que um ambiente moderno de C2 funcione de maneira adequada e confiável num cenário de Big Data.

 

Nesse contexto, a Divisão EC4ISR possui em seu portfólio os seguintes projetos:

  • ASA (Ambiente de Simulação Aeroespacial): este projeto tem por objetivo conceber uma solução que permita a simulação de cenários operacionais de interesse da FAB em uma plataforma nacional, integrando modelos de alta fidelidade de maneira escalável e distribuída, com condições de atender simultaneamente a demandas acadêmicas e operacionais.

  • CSIO (Calibração de Sensores Imageadores Orbitais e Aerotransportados): o objetivo geral deste projeto é prover os meios necessários para a realização da Calibração Radiométrica, em campo, de Sensores Imageadores de Sensoriamento Remoto Óptico de alta resolução espacial. Para atingir este objetivo, faz-se necessário o apoio de um laboratório com capacidade realizar medições espectrorradiométricas; além de um sítio de Calibração Radiométrica com superfícies de referência que permitam desenvolver os procedimentos de Calibração Radiométrica que possuam visadas ao nadir e/ou obliqua.

  • PEmSE (Planejamento para emprego de Sistemas Espaciais): este projeto tem por objetivo conceber um ambiente de planejamento, em nível de protótipo, com interface amigável que permita uma interação com o usuário do sistema e ofereça alternativas que auxiliem o processo de tomada de decisão no contexto espacial de forma a otimizar o emprego dos sistemas espaciais disponíveis, visando ao monitoramento de áreas de interesse (alvos). Dado um sistema espacial composto por diferentes satélites, sensores e estações de solo, busca-se gerar um planejamento otimizado para a aquisição e o download de dados levando em consideração o horizonte de planejamento, a prioridade dos alvos e os requisitos específicos de cada cenário, definidos pelo usuário, como o prazo estipulado (tempo de resposta) e o intervalo entre sucessivas aquisições de um mesmo alvo (revisita). Realizar pesquisa básica e aplicada, de caráter científico e tecnológico, ampliando o conhecimento científico e o domínio de tecnologias estratégicas para fortalecer o Poder Aeroespacial Brasileiro

  • PITER-N (Processamento de Imagens em Tempo Real em período Noturno): este projeto tem por objetivo desenvolver um demonstrador de conceito de tecnologia para navegação aérea autônoma em período noturno baseada em imagens. Para isso, tornam-se necessários estimar a posição sobrevoada por uma aeronave em período noturno com base em imagens; desenvolver técnicas de alto desempenho computacional para processamento de imagens em tempo real; obter verdades de campo com adequada precisão geodésica para validação do demonstrador de conceito; e fundir a posição estimada por imagens com dados de outros sensores embarcados na aeronave para estimar os estados de navegação.

  • C2 (Comando e Controle a partir da fusão massiva de dados aeroespaciais em alto desempenho computacional): visa uma aplicação macro num contexto de Comando e Controle. Mais precisamente, pretende-se extrair informação de imagens aéreas oriundas tanto de sensores passivos (faixa visível e termal) como ativos (SAR, Lidar) num cenário em que há abundância de tais dados. O Projeto vai permitir que sejam propostos e implementados algoritmos capazes de extrair informação em tempo hábil de massiva quantidade de dados, contribuindo, assim, para tornar a FAB uma Força Aérea ainda mais moderna. Além disso, o projeto está focado em diminuir a distância acadêmica e meio operacional, proporcionando ferramentas e metodologias aplicáveis dentro de operações reais.

 

Contato:

Major Engenheiro Gabriel Dietzsch, MSc, chefe da EC4ISR

Telefone: (12) 3947-5352

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Fim do conteúdo da página