Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > Minicurso sobre Análise de Simulações de Defesa se destaca no XXVII Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa (SIGE)
Início do conteúdo da página

Minicurso sobre Análise de Simulações de Defesa se destaca no
XXVII Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa (SIGE)

Foto em sala de aula.

 

O SIGE é o principal evento acadêmico e científico de defesa no Brasil, reunindo especialistas, pesquisadores e estudantes para debater avanços tecnológicos e estratégicos. Dentro de sua programação, o simpósio oferece minicursos especializados, que apresentam conceitos, ferramentas e aplicações práticas, proporcionando aos participantes uma experiência introdutória e aplicada sobre temas relevantes da área.

O minicurso está diretamente vinculado à disciplina TE-276: Introdução à Modelagem e Simulação de Defesa, integrante do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias Espaciais (CTE) do ITA, realizada em parceria com o IEAv. Já foram realizadas duas edições da disciplina, e no primeiro semestre de 2026 ocorrerá a terceira edição. A experiência tem gerado frutos acadêmicos relevantes: além de trabalhos apresentados no SIGE, o uso da tecnologia ASA tem fundamentado pesquisas de mestrado e doutorado, especialmente no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO), bem como contribuído para apresentações nas principais conferências de simulação do mundo.

Entre os destaques da última edição esteve o minicurso “Introdução à Análise de Simulações de Defesa”, ministrado pela equipe do Projeto Ambiente de Simulação Aeroespacial (ASA). O ASA é uma solução de software desenvolvida pelo Instituto de Estudos Avançados (IEAv) para a Força Aérea Brasileira (FAB), que permite a criação, execução e análise de simulações de cenários de defesa.

Realizado em um formato intensivo de 4 horas, o curso contou com aproximadamente 40 participantes e recebeu uma avaliação extremamente positiva ao final, por meio de pesquisa anônima.

A estrutura do minicurso foi organizada em dois módulos complementares:

  • Módulo conceitual: introdução aos fundamentos teóricos da simulação de defesa, fornecendo a base para compreender as principais metodologias;

  • Módulo prático: atividades de uso do ASA, em que os participantes realizaram análises de cenários de combate simulado. Essa etapa incluiu exercícios, competições em equipe e, ao final, um quiz, que permitiu avaliar o conhecimento adquirido pelos participantes de forma dinâmica e interativa.

Essa combinação entre teoria, prática, atividades avaliativas e o uso do ASA serviu para ampliar o conhecimento do público sobre as possibilidades da ferramenta e para fomentar o uso de simulações na análise de cenários de defesa.

Fim do conteúdo da página