Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > IEAv firma contrato de licenciamento e transferência de tecnologia do Software Inspeção de PAPI usando Aeronave Remotamente Pilotada (ARP)
Início do conteúdo da página

IEAv firma contrato de licenciamento e transferência de tecnologia do
Software Inspeção de PAPI usando Aeronave Remotamente Pilotada (ARP)

 

O Instituto de Estudos Avançados (IEAv) celebrou, nesta quinta-feira (03/04), a assinatura do contrato com a empresa Araújo Santos Tecnologias Críticas – AST, tendo como objeto o licenciamento e a transferência de tecnologia do Software “Inspeção de PAPI (precision approach path indicator) usando Aeronave Remotamente Pilotada (ARP)”, projeto originado no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA). De acordo com o Coordenador do Projeto PAPI, Maj Eng Gabriel Dietzsch, “com esse Software inovador, a inspeção periódica do sistema PAPI - antes feita exclusivamente com aeronaves tripuladas – agora é realizada com drones.” A iniciativa impulsiona o sistema de auxílio à navegação aérea. Os ganhos são expressivos ao proporcionar redução nas emissões de carbono, visto que os drones não consomem combustível fóssil.

 

Da esquerda para a direita, Ricardo Augusto Tavares Santos, Diretor executivo da ASTC; Charlon Goes Cunha Cel Av, Diretor do IEAv; e Carlos Zica Cel Eng, Diretor do ICEA. Foto: 2S Eduardo, ACS/IEAv

 

Esta é a primeira transferência de tecnologia realizada pelo IEAv, marcando um passo significativo na consolidação do Instituto como um agente ativo na inovação e no desenvolvimento tecnológico do país. A transferência de tecnologia no Brasil desempenha um papel estratégico no fortalecimento da indústria nacional, promovendo inovação, desenvolvimento econômico e autonomia tecnológica. Ao permitir que empresas locais adquiram conhecimento avançado, essa prática reduz a dependência de tecnologias estrangeiras e amplia a competitividade do país no mercado global.

 

O IEAv, referência em pesquisa e desenvolvimento no campo aeroespacial, possui diversas tecnologias em fase de maturação que, futuramente, contribuirão para novas iniciativas. Entre os projetos de destaque, está a transferência da tecnologia de giroscópio à fibra óptica e de acelerômetro opto-mecânico, voltada para o fortalecimento da capacidade nacional no setor de sensores de alta precisão e o licenciamento do software “SPE – Sistema de Posicionamento Embarcável para a Tecnologia PITER”, que visa aprimorar a navegação aérea.

 

Aeronave Remotamente Pilotada (ARP) com aeronave laboratório do GEIV ao fundo em experimento do PAPI. Foto: Maj Dietzsch, EC4ISR/IEAv

 

Essas ações reforçam o compromisso do IEAv com a inovação e o avanço tecnológico no Brasil, consolidando sua atuação como um dos principais centros de pesquisa e desenvolvimento do setor aeroespacial nacional.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do IEAv

Fim do conteúdo da página