Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > Projeto PITER-N Avalia Aeronave NAURU 500C ISR
Início do conteúdo da página

Equipe do Projeto PITER-N. Foto: Equipe PITER-N

Entre os dias 24 e 28 de março de 2025, equipe técnica do Projeto PITER-N, liderada pelo Coronel Pizani do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), iniciativa com financiamento da FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos, realizou uma missão à empresa Xmobots, com o objetivo de efetuar o recebimento e conduzir testes operacionais da aeronave NAURU 500C ISR.

Durante a missão, foram avaliados os requisitos técnicos da plataforma aérea e do sistema de sensoriamento remoto embarcado, que integra sensores óptico, infravermelho termal e de streaming (transmissão de vídeo em tempo real). Sistema voltado para operações de cobertura aérea em períodos diurnos e noturnos, contribuindo diretamente para o desenvolvimento de técnicas de navegação por imagem, fusão de sensores e integração de dados em ambas as condições.

Aeronave Remotamente Pilotada Nauru 500C ISR. Foto: Equipe PITER-N

Além da aeronave principal, a equipe conduziu testes com o hardware e as aplicações embarcadas desenvolvidas no escopo do projeto, com foco no processamento em tempo real de imagens e dados gerados pelos sensores. As avaliações contemplaram ainda o emprego de outras plataformas aéreas experimentais vinculadas ao Projeto PITER-N, como o ARP DJI Matrice 600 PRO, equipado com o sensor termal WIRIS PRO, e o Módulo de Demonstração em Voo (MDV), sistema concebido, desenvolvido e registrado pelo IEAv.

A realização da missão técnica representa um avanço significativo para o desenvolvimento de capacidades em navegação autônoma diurna e noturna, e no emprego de veículos aéreos não tripulados (VANTs) com inteligência embarcada, consolidando os esforços do IEAv na vanguarda da pesquisa em defesa e tecnologias estratégicas.

Edição: Assessoria de Comunicação Social do IEAV

 

Fim do conteúdo da página