DCTA inicia projeto RATO-14X com foco em tecnologias hipersônicas e lançadores espaciais
O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) deu um passo crucial para o acesso ao Espaço com o início dos trabalhos conjuntos para desenvolvimento do Projeto RATO-14X. Este projeto, parte do programa financiado pelo MCTI/FINEP/FNDCT Mais Inovação Brasil, tem como foco impulsionar a inovação no setor aeroespacial do país. O objetivo principal é desenvolver uma tecnologia que permita a decolagem assistida por foguetes em veículos hipersônicos.
Figura início dos trabalhos conjuntos para desenvolvimento do Projeto RATO-14X. . Foto: 2S Eduardo - ACS/IEAv
O projeto RATO-14X visa tornar os veículos hipersônicos e satelizadores mais eficientes por meio da "decolagem assistida por foguetes", representando um marco para consolidar o Brasil como um dos líderes globais em tecnologia hipersônica. Durante o kick-off do projeto, realizado na última terça-feira, dia 15 de outubro de 2024, foram discutidos planos detalhados para o desenvolvimento das atividades, incluindo documentos de engenharia de sistemas e a Estrutura Analítica do Projeto (WBS), essenciais para o sucesso da iniciativa. O encontro reuniu empresas e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) do DCTA, incluindo o Instituto de Estudos Avançados (IEAv), o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Figura : Kick-off do Projeto RATO-14X.
Foto: Mac Jee
Durante a reunião inicial do projeto, ocorrida anteriormente, em 7 de outubro de 2024, que contou com os principais executivos da Mac Jee, empresa escolhida para colaborar no desenvolvimento dessa tecnologia inovadora, além de autoridades do DCTA, IAE e IEAv; o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, destacou a relevância dessa colaboração entre governo, empresas e instituições de pesquisa. "O modelo de Tríplice Hélice -governo, indústria e academia - é fundamental para o desenvolvimento de soluções inovadoras que atendam às necessidades do país".
Figura Ten Brig Ar Mederios participa de Reunião com Diretor o IAE, IEAv e representantes da Empresa Mac Jee. Foto: 2S Eduardo - ACS/IEAv
O sistema RATO-14X também tem o potencial de gerar um impacto significativo na indústria nacional, fortalecendo a integração entre a Força Aérea e o setor industrial brasileiro. O Diretor do IAE, Brigadeiro do Ar Frederico Casarino, ressaltou que o projeto, além do latente potencial de gerar sinergia com o Projeto VLM-AT (Autonomia Tecnológica), irá elevar as capacidades da indústria nacional. Já o Diretor do IEAv, Coronel Aviador Charlon Goes Cunha, frisou que um dos principais objetivos da iniciativa é a independência tecnológica do Brasil.
Figura Autoridades do DCTA, IAE e executivos da Mac Jee participam de reunião sobre Projeto RATO-14X no IEAv. Foto: 2S Eduardo - ACS/IEAv
Representando a Mac Jee, o Presidente Simon Pierre Jeannot e a CEO Alessandra Stefani reafirmaram o compromisso da empresa com o sucesso do projeto, reforçando sua contribuição para o avanço tecnológico brasileiro.
Este projeto reforça o compromisso do DCTA com a pesquisa científica e o desenvolvimento de tecnologias avançadas, que não apenas fortalecem o setor aeroespacial brasileiro, mas também trazem benefícios diretos para a sociedade. Ao investir em iniciativas como o RATO-14X, o Brasil se posiciona de maneira competitiva no mercado aeroespacial, contribuindo para o crescimento econômico e tecnológico do país".
Fonte: IEAv