- Detalhes
PROJETO PROPHIPER
O Projeto Estratégico Orçamentário Propulsão Hipersônica 14-X, também denominado PROPHIPER, tem como objetivo demonstrar, por meio de tecnologias desenvolvidas no Brasil, o voo hipersônico autônomo com propulsão aspirada. Para atingir esse objetivo, o projeto está dividido em quatro etapas principais, cada uma focada em diferentes fases dos ensaios em voo dos demonstradores de tecnologia, conforme descrito abaixo:
1. 14-X S: Demonstração em voo da combustão supersônica, fundamental para testar as condições de partida do motor hipersônico em voo.
2. 14-X SP: Demonstração da propulsão hipersônica aspirada em vôo, evidenciando a produção de empuxo utilizando o motor SCRAMJET.
3. 14-X W: Teste dos sistemas de guiamento, navegação e controle (GNC) e o uso de materiais avançados durante um voo planado, sem propulsão, na estratosfera, para garantir a estabilidade e controle do veículo.
4. 14-X WP: Demonstração do voo autônomo com propulsão hipersônica aspirada ativa, integrando todos os sistemas e subsistemas no processo.
O Projeto 14-X, desenvolvido pela Força Aérea Brasileira (FAB) e sediado no Instituto de Estudos Avançados (IEAv), está na etapa 2 de desenvolvimento 14-X SP, que consiste na demonstração da propulsão hipersônica aspirada em voo, evidenciando a produção de empuxo utilizando esse tipo de propulsão. O desenvolvimento do motor SCRAMJET (hipersônico aspirado) já demonstrou sucesso com a realização da Operação Cruzeiro, onde o 14-X S, o primeiro demonstrador da tecnologia, foi testado com êxito. O motor foi testado com sucesso, confirmando a viabilidade da tecnologia para futuras aplicações.
Assim que o RATO 14-X (Rocket Assisted Take-Off), que foi contratado pela FINEP, estiver disponível, ele será usado para acelerar o 14-X até as condições ideais de ensaio, proporcionando uma plataforma segura e controlada para os testes. Embora o cronograma dependa de variáveis logísticas e do próprio cronograma de desenvolvimento do RATO 14-X (responsabilidade da empresa vencedora), o edital prevê um prazo de 03 anos para que o projeto RATO seja concluído.
A equipe está trabalhando com afinco para garantir que todos os objetivos sejam atingidos da melhor forma possível. O cronograma estabelecido reflete as metas que são perseguidas para garantir que os objetivos de pesquisa e desenvolvimento sejam alcançados levando consideração a sua natureza específica, que requer flexibilidade para lidar com os constantes desafios tecnológicos. O desenvolvimento de novas soluções exige testes, ensaios, verificações e revisões, seguindo normas rígidas que garantam a segurança do ensaio em voo, o que consome tempo e recursos financeiros e humanos significativos. O planejamento do projeto segue dentro do esperado, ressaltando-se que a etapa já foi realizada com sucesso em dezembro de 2021 e as próximas etapas continuam em evolução contínua. Com a disponibilidade do foguete acelerador, os demais ensaios poderão ser realizados, trazendo mais avanços tecnológicos para o Brasil.
Após a conclusão do Projeto PROPHIPER, a sociedade brasileira poderá usar a tecnologia hipersônica aspirada para desenvolver diversos novos produtos, mas o maior potencial e objetivo atual do PROPHIPER é desenvolver uma maneira mais eficiente, econômica e segura de acesso ao espaço. A utilização desta tecnologia em futuros lançadores de satélites marcaria uma nova era espacial brasileira uma vez que o motor SCRAMJET se utiliza do oxigênio disponível na atmosfera ao contrário do que é feito atualmente onde o foguete precisa carregar o oxidante. Diversas empresas no mundo, em especial startups australianas e americanas, têm se lançado no mercado para desenvolver um produto similar que possa reduzir o custo e a complexidade para o acesso ao espaço.
A Força Aérea Brasileira (FAB) e o Instituto de Estudos Avançados (IEAv) acreditam na tecnologia hipersônica aspirada, e vêm envidando esforços para que garantir o domínio desta tecnologia pelo Brasil. O sucesso do projeto até o momento e as robustas parcerias nacionais e internacionais trazem a confiança necessária para que o projeto siga em frente com toda energia. A conclusão do projeto irá garantir a formação de uma massa crítica de especialistas no país e a capacitação de uma indústria aeroespacial nacional competitiva, de forma a assegurar ganhos socioeconômicos para a sociedade brasileira no médio e longo prazo.
Atenciosamente,
Cap R.1 Mario Sergio Rufino
Chefe da Assessoria de Relações Institucionais – ARI
Instituto de Estudos Avançados - IEAv
Fontes:
IEAv / REDE DE PESQUISA PRO-HYPER
FINEP - MAIS INOVAÇÃO BRASIL - Soberania e Defesa Nacional - Observatório da Indústria
Finep aprova Subvenção recorde para foguete hipersônico construído pelo Brasil: R$ 117 milhões
FINEP - MAIS INOVAÇÃO BRASIL - Soberania e Defesa Nacional - Observatório da Indústria
Atualizado em: 10 de setembro de 2025
Publicado em: 31/10/2024
CHAMADA PÚBLICA CAPA nº IEAV-C0002/2024
Projeto Propulsor Hipersônica 14-X (PROPHIPER)
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Documentos para download:
- Formulário de encaminhamento de Documentos (Formulário_Submissão_Individual_NOME_CANDIDATO.docx)
- Formulário de pedido de reconsideração (Requerimento de Reconsideração)
AVISOS:
- 02/12/2024 – Os pedidos de reconsideração foram respondidos por e-mail. Os candidatos que serão convocados receberão e-mail até o dia 20/12/24 agendando uma data para comparecer ao IEAv para realizar o cadastro: (Resultado final)
- Divulgação do resultado inicial classificatório e início do período de interposição de recurso: (Resultado preliminar)
- Novo calendário de eventos: (Novo)
- 19/11/2024 - Relação de candidatos inscritos no período definido no Edital: (Relação de Candidatos Entrevistas)
- Em caso de dúvidas, entrar em contato através do e-mail: (
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Publicado em: 18/03/2024
CHAMADA PÚBLICA CAPA nº IEAV-C0001/2024
Projeto Financiador: PROJETO CSIO
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Documentos para download:
- Formulário de encaminhamento de Documentos (Formulário_de_encaminhamento_de_Documentos)
- Tabela com os indicadores de produção técnica e científica (Tabela_Produção_Técnica_Científica)
Publicado em: 07/11/2023
CHAMADA PÚBLICA CAPA nº IEAV-C3/2023
Projeto Financiador: PROJETO PROPULSÃO HIPERSÔNICA 14-X (PROPHIPER)
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Cronograma das Apresentações Presenciais: (Cronograma_Apresentações_Presenciais.pdf)
Alteração do Cronograma constante do item 4.1: (Portaria_Nº_34)
Resultado Inicial: (Ata Chamada C3/2023 PROPHIPER - Resultado Inicial)
ATENÇÃO: Resultado Final: (Resultado Final - Chamada CAPA IEAv-C3_2023 - Projeto PROPHIPER)
Documentos para download:
- Formulário de submissão de propostas (Formulário de encaminhamento.docx)
- Pedido de Reconsideração de Julgamento de Proposta (Modelo_Requerimento_de_Reconsideração.docx)
- Formulário de Avaliação Comissão Final (Formulário_Avaliação_Comissão_Final.docx)
CHAMADA PÚBLICA CAPA nº IEAV-C001/2025 (Projeto ERISA-D)
Chamada Pública CAPA nº IEAv-C001/2025 - Projeto ERISA-D
CHAMADA PÚBLICA CAPA nº IEAV-C0002/2024 (Projeto PROPHIPER)
Chamada Pública CAPA nº IEAv-C0002/2024 - Projeto PROPHIPER
CHAMADA PÚBLICA CAPA nº IEAV-C0001/2024 (Projeto CSIO)
Chamada Pública CAPA nº IEAv-C0001/2024 - Projeto CSIO
CHAMADA PÚBLICA CAPA nº IEAV-C3/2023 (Projeto PROPHIPER)
Chamada Pública CAPA - nº IEAv-C3/2023
CHAMADA PÚBLICA CAPA nº IEAV-C2/2023 (Projeto ERISA-D)
Chamada Pública CAPA nº IEAv-C2/2023
CHAMADA nº IEAV-C1/2023
Chamadas Públicas - Bolsas 2023
Publicado em: 18/10/2023
CHAMADA PÚBLICA CAPA nº IEAV-C2/2023
Projeto Financiador: ERISA-D – EFEITOS NOCIVOS DA RADIAÇÃO IONIZANTE
EM TRIPULAÇÕES, SISTEMAS AEROESPACIAIS E DEFESA
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Documentos para download:
- Formulário de submissão de propostas (Formulário de encaminhamento.docx)
- Pedido de Reconsideração de Julgamento de Proposta (Modelo_Requerimento_de_Reconsideração.docx)
Resultado Classificatório
Bolsa B6 – EV1 |
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Candidato |
Resultado |
Classificação |
Odair Lelis Gonçalez | habilitado | 1 |
ATENÇÃO: Resultado Final: (Resultado Final - Chamada C2/2023)